Por que meu crochê fica embabadado? Descubra aqui!

Uma das coisas mais chatas quando estamos fazendo aquela base redonda maravilhosa em crochê, que você está contando os pontos direitinho, seguindo a sequência lógica dos aumentos e — do nada — ela começa a ficar embabadada.

Fala a verdade, isso também já aconteceu com você, né?

Comigo também. Fica tranquila rs.

Como quando eu aprendi não tinha quase nenhum conteúdo disponível ou curso para eu fazer, tudo o que eu aprendi foi fazendo, errando, observando, consertando e aprendendo.

E para encurtar o seu caminho e facilitar a sua vida, vou te contar as possíveis causas do crochê que embabada ou que fica parecendo uma saia rodada.

Vamos começar!

O motivo básico pelo qual uma base redonda fica embabadando é porque tem muitos pontos a mais onde o espaço não comporta. Se você já andou em uma metrô lotado, sabe do que eu estou falando rs.

Então para se acomodarem num espaço pequeno, os pontos vão se juntando e isso causa essas ondas, como podemos ver na imagem acima.

Normalmente isso se evita fazendo a base usando a regra dos aumentos numéricos — vou fazer um post apenas sobre isso — mas em casos em que você utiliza fios residuais, como o fio de malha comum, por exemplo, essa regra não se aplica tão bem, já que como o fio tem muitas irregularidades, ele em um momento está fino, pedindo mais pontos e, em outro, está grosso, já necessitando de menos pontos.

Aí vira aquela bagunça! E o resultado disso são bases com forte tendência a embabadar.

Entao anota essas dicas para quando for iniciar sua próxima base redonda:

1- Se o fio que você for usar for industrializado, como um fio de malha premium, um barbante ou uma lã, tudo bem utilizar a regra dos aumentos numéricos porque não haverá problema

2- Mas caso seu escolhido for o fio de malha residual, opte por fazer sua base com aumentos aleatórios, porque dessa forma, você irá colocar aumentos apenas quando a base pedir, evitando assim, o acúmulo desnecessário de pontos

Dica extra: se você vai utilizar fio de malha residual, mas não sabe como fazer os aumentos aleatórios — deixa um comentário que posso fazer um post explicando como se faz — você terá que manter seu fio o mais linear possível, retirando toda e qualquer mudança de espessura que encontrar. Vai dar mais trabalho, mas isso te ajudará e manter a base retinha.

Com essas dicas, tenho certeza de que fará bases mais retinhas e bem lindas!

Se você tem alguma dúvida sobre esse assunto, escreve abaixo nos comentários que vou te responder pessoalmente.

Um beijo

Rita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: